quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Importância do exercício físico em todas as idades


Desde a antiga Grécia sabe-se que os exercícios físicos são importantes para a saúde. É de lá que vem o dito “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo saudável, numa tradução livre). Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, podemos explicar vários efeitos do exercício sobre o nosso organismo e como ele atua para nos auxiliar a
viver mais e melhor.
A atividade física atua em vários órgãos e sistemas. As ações são múltiplas e, algumas delas, muito complexas. Devido a exigüidade do espaço, trataremos apenas de algumas destas ações benéficas, consideradas mais importantes.

Aumento da produção de endorfinas – Quando nos exercitamos nossos neurônios produzem substâncias chamadas endorfinas. Estas, são tranqüilizantes naturais e tem propriedades analgésicas e tranqüilizantes. É por causa delas que, quando estamos jogando ou correndo e sofremos pequenos ferimentos, praticamente não sentimos dor. Estas vão surgir algumas horas depois. Uma caminhada no fim do dia de trabalho, por exemplo, ao aumentar os níveis cerebrais de endorfinas, diminui as tensões do dia, melhorando a qualidade do nosso sono.

Aumento da produção do Hormônio do Crescimento – Este hormônio, mais conhecido como GH, também aumenta durante e após o exercício. Nas crianças e adolescentes, como o nome está dizendo, ele vai auxiliar o crescimento. Nos adultos, trabalhos recentes mostram que ele tem um papel fundamental em retardar o envelhecimento, manter a massa muscular e a massa óssea e melhorar o desempenho sexual de homens e mulheres.
Melhoria do metabolismo da glicose – O exercício através de vários mecanismos, melhora o metabolismo da glicose. O mecanismo é um pouco complicado mas fundamentalmente pode ser explicado por uma melhora na atuação da insulina. Este hormônio, cuja diminuição da produção ou da ação, ou sua falta, leva ao aparecimento do diabetes, funciona melhor em pessoas que praticam esportes. Quer dizer: se já é diabético o controle vai melhorar com o exercício; se não é, mas tem predisposição, pode evitar ou no mínimo, postergar o aparecimento da doença ou minimizar seus efeitos maléficos.

Prevenção de doenças cardiovasculares – Atualmente, a maior causa de morte no mundo ocidental e particularmente em nossa cidade, são as doenças cardiovasculares (infarto, trombose, etc.). Podemos prevenir estas doenças de forma barata e eficaz, praticando esportes, de preferência sob orientação. Estas doenças são desencadeadas principalmente em pessoas que tem diabetes, hipertensão e/ou dislipidemias (colesterol e/ou triglicérides altos). O exercício previne e ajuda no tratamento de todas estas doenças, sendo, juntamente com a dieta, pilares fundamentais no controle deste trio mortal.

Prevenção e tratamento da osteoporose – Quando nos exercitamos, são criadas correntes elétricas dentro dos ossos que ajudam a formar e a manter nossos ossos. Crianças e adolescentes ativos, estão armazenando uma boa massa óssea que vai ser importante na prevenção da osteoporose. Adultos que se exercitam perdem menos massa óssea, ou seja, tem menos osteoporose. Mesmo os que já têm osteoporose se beneficiam com o exercício. Um estudo mostrou que pessoas idosas com osteoporose que se exercitavam, tinham menos fraturas que pessoas da mesma idade, com grau semelhante de osteoporose, sendo no entanto sedentários.

Prevenção do câncer – Estudo recente, realizado com enfermeiras americanas, mostrou que mulheres que se exercitavam, tiveram menos câncer de mama que outras da mesma idade, sedentárias. É provável, que outros tipos de câncer também possam ser evitados com a atividade física regular.

Esta é uma pequena amostra da importância da atividade física na manutenção e melhoria da nossa saúde. É de se estranhar que ainda haja tanta gente resistindo a usar um remédio tão bom, tão barato e praticamente sem contra-indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário